Imagem capa - “Sim, eu aceito!” O papel do celebrante no seu grande dia... por Carlos Alberto de Lima
CuriosidadesDicas

“Sim, eu aceito!” O papel do celebrante no seu grande dia...

A música começa, todos se levantam para receber os noivos... Os olhares se encontram, o coração bate mais rápido e vem aquele frio na barriga. Declarações de amor e promessas são feitas um ao outro enquanto trocam as alianças. Lágrimas de emoção escorrem pelo rosto. Uma gargalhada gostosa escapa pela boca e a felicidade estampada nos olhos reflete todo o amor envolvido!





Cerimônias de casamento são rituais milenares vivenciados nas mais diversas culturas para oficializar a união de duas pessoas. O mundo mudou muito e (felizmente) estes ritos também mudaram. Hoje, as possibilidades de celebração são inúmeras e contemplam a diversidade que é ser um casal.


A imposição de uma cerimônia religiosa deixou de ser regra em muitas culturas, bem como as cerimônias de caráter oficial em cartórios. Agora a regra é que não há regra!  O mais bacana é que ainda há espaço para os casais que querem exatamente isso, e tudo bem! Acima de tudo, a maior mudança está no comportamento dos casais, que passam a procurar uma cerimônia que seja única e que valorize o mais importante: o amor entre eles.


Neste cenário de possibilidades diversas surge a figura do celebrante. Trata-se da pessoa que irá conduzir essa cerimônia de modo a emocionar os noivos e convidados, deixando aflorar o que de melhor já existe naquele casal. 




Não importa onde os noivos escolham realizar o casamento:  numa igreja, no cartório, numa praia, no topo de uma linda montanha ou no quintal esverdeado e aconchegante da casa dos seus avós. O importante é que esta celebração de amor tenha a ver com os valores, com a filosofia de vida e com os desejos deles!





Celebrante ou Cerimonialista?


Enquanto o(a) celebrante conduz o ritual da cerimônia do início ao fim, sendo ela religiosa ou não e tendo ou não efeito civil, o(a) cerimonialista atua durante todo o evento, organizando fornecedores, garantindo a aplicação dos protocolos e colaborando para que cada detalhe do dia funcione exatamente como os noivos desejaram. Pronto, agora você não confundirá mais estas duas funções!


Como escolher o celebrante do seu casamento


Procurem conhecer e conversar pessoalmente com o profissional. É importante que vocês simpatizem um com o outro para que o celebrante consiga captar e trazer o que é mais verdadeiro de vocês dois. Entenda o que compreende o serviço prestado, pois existe todo um trabalho executado antes do grande dia e é importante que vocês estejam confortáveis com a proposta. Parte deste trabalho envolve conhecer o casal para conseguir traduzir o amor destas pessoas em palavras no dia tão esperado. Conheçam como o celebrante busca conduzir o momento, se é mais formal ou mais divertido; repare na voz da pessoa e avalie se ela é agradável aos ouvidos. Uma boa dica é ver vídeos das cerimônias anteriores feitas pelo profissional e conversar com pessoas que já estiveram presentes em cerimônias realizadas por ele.





Uma cerimônia não religiosa?


Sim! Um casamento pode ser celebrado sem vínculo com uma religião. Por meio de uma cerimônia neutra cujo foco principal é o Amor.


O celebrante pode ainda realizar casamentos com efeito civil, não precisando ser necessariamente realizados por um juiz de paz. De qualquer forma, também é possível solicitar ao cartório a realização da cerimônia num local que vocês escolherem, mas isto tem um custo adicional.


As nossas cerimônias, por exemplo, permitem também a celebração do amor de casais de diferentes religiões, homo afetivos ou pessoas que já tiveram um primeiro casamento na igreja católica, por exemplo. Acaba sendo uma opção para fazer um ritual bonito também, já que muitas vezes o casamento só no cartório não atende esta expectativa.


Nós da Celebrações com Amor procuramos criar uma cerimônia que seja cheia de significado, emoção e que, ao mesmo tempo, seja leve e divertida para conquistar a atenção de todos. Para isso, fazemos uma entrevista com o casal para entender suas expectativas e conhecer sua história, o que pensam sobre casamento, amor, amizade, família, padrinhos e futuro. A partir dessa conversa desenhamos a cerimônia personalizada e definimos, em conjunto com o casal, as entradas, as participações, a duração, como serão feitos os votos e a troca de alianças. Entramos em contato com a família e com os padrinhos para orientá-los quanto às suas participações e ajudá-los caso tenham necessidade. Neste momento, aproveitamos para colher mais informações sobre o casal. Sabemos como os noivos ficam tensos no momento de escrever seus votos e estamos sempre por perto caso precisem de um empurrãozinho para “destravar” e demonstrar todo o carinho e amor que sentem um pelo outro. Alguns dias antes da cerimônia repassamos com a cerimonialista, o fotógrafo e o responsável pela música, cada etapa da celebração para que tudo ocorra como planejado. No grande dia, contamos um pouco da história do casal para que as pessoas entrem no clima e relembrem como foi para eles até chegarem àquele momento. Buscamos valorizar o papel dos pais e da família, tão relevantes na formação daquelas duas pessoas, e dos padrinhos, também deixando claro o que se é esperado deles pelos noivos. 




Acreditamos que cada cerimônia conta uma história única, por isso colocamos o foco onde ele realmente importa: nos noivos (e não no celebrante, como muitos fazem!). Cada detalhe dá à cerimônia uma personalidade única que torna ela diferente das outras. Os convidados são surpreendidos e o tempo voa, permeado por muita emoção. Tudo para que vocês tenham uma cerimônia emocionante, guardada pra sempre na memória de todos, feita artesanalmente pra vocês, com o ingrediente que mais gostamos: muito amor!


Além de cerimônias de casamento, a Celebrações com Amor ainda conduz cerimônias de renovação de votos ou comemoração de bodas de casamento e batizados, que chamamos de Cerimônia do Nome. Para conhecer mais, acesse nosso site www.celebracoescomamor.com. 






Garantimos que até as fotos ficarão mais bonitas, com o registro de histórias reais, cercadas de emoção genuína e nutridas por momentos de puro amor. E aí, animou? Bora celebrar o amor de vocês?


Esse conteúdo foi produzido por Marina e Gardênia da Celebrações com Amor em parceria com Carlos Alberto Fotografia de Casamento.





E se você já casou, comente aqui como foi sua cerimonia, teve celebrante? Queremos saber dessa experiência =)


Vai casar e gostou do meu estilo fotográfico? Peça um orçamento aqui neste link 


Tem uma dica legal para as noivas? Deixe aqui nos comentários pra gente compartilhar.






Carlos Alberto Fotografia de Casamento em Santos - Fotografo de Casamento em Santos e Região.